História

  • No dia 25 de outubro de 1928, por iniciativa dos sócios do Clube Recreativo Freamundense, a fundação e a organização da Associação e Corporação dos Bombeiros Voluntários de Freamunde.
    Foi então, que no salão da Associação de Socorros Freamundense se reuniram os habitantes de Freamunde em assembleia e com o propósito de elegerem a “Grande Comissão Organizadora da Associação e da Corporação”. Esta assembleia serviu, também, para se elegerem os membros da mesa da Assembleia, que passou a constituir-se pelos seguintes cidadãos:
    > Pe. Florêncio Pinto de Vasconcelos, como Presidente;
    > Adolfo Ferreira Leão de Moura, como Secretário;
    > Leopoldo Pontes Saraiva, como Secretário.
  • Salienta-se como 1º ato de angariação de fundos e como 1ª deliberação da assembleia, a colocação de “caixinhas” nos diversos estabelecimentos comerciais existentes na época. A partir daí, muitas outras iniciativas se efetuaram, onde, salientamos os espetáculos dramaturgos, onde se sorteavam quadros do Pintor Santa Marta, os saraus líricos – musicais, a Festa da Flor que se realizava no dia 13 de Dezembro e os sorteios que eram promovidos de senhoras de Freamunde, presidido pela Sr.ª D.ª Maria das Dores Alves da Cruz.
  • A 10 de Novembro de 1925 é eleita a 1ª Direção executiva, que era constituída por cinco elementos e presidida pelo Sr. Dr. Alberto Carneiro Alves da Cruz.
  • Em 9 de Abril de 1929, a “Grande Comissão”, como era então denominada, aprova os estatutos da Associação, que viriam a ser aprovados pelo Exmo. Sr.º Governador do Distrito do Porto, em 28 de Janeiro de 1930.
  • A 7 de Fevereiro de 1930 são, em Assembleia-geral, presidida pelo Sr.º Pe. Florêncio Pinto de Vasconcelos, são eleitos os órgãos sociais da Associação.
  • É, então “inaugurado”, a 15 de outubro de 1930, o 1º quartel da Associação, que se situou no lugar de S. Francisco, em instalações (garagem e um terça parte da casa anexa) cedidas, gratuitamente, e com a ressalva de a sua utilização ser de forma temporária, pela Sr.ª. D.ª Elvira Lopes Monteiro.
  • O 1º carro desta Associação é adquirido pela quantia de 8.000$00, era de marca Lancia, e entrou para o ativo no dia 1 de Novembro de 1930.
  • Se a organização administrativa se solucionou em reduzido espaço de tempo, já a organização do Corpo Ativo se apresentou de forma morosa, levando a que a Assembleia-geral, que se efetuou em 17 de Outubro de 1930, tomasse a seguinte resolução “que ficassem um médico, o Presidente e o tesoureiro da Direção, de harmonia com o parágrafo único do artigo 5º dos Estatutos, constituindo o Conselho de incorporação e ao mesmo tempo os dois últimos, provisoriamente, com as atribuição de Comando”. E assim se justifica o porquê de só em 2 de Novembro de 1947 tenha sido homologado, pela Inspeção Distrital de Bombeiros do Porto o 1º Comandante da Corporação – António José de Brito.
  • E porque a cedência do espaço para o Quartel foi efetuada de forma temporária, passou, a partir de 13 de Julho de 1933, o mesmo para as instalações que foram alugadas ao Sr. Serafim Pacheco Vieira pela quantia de 500$00 por mês, e que se situava na Rua do Comércio. Assim sendo, no dia 4 de Setembro de 1977, oficialmente, é inaugurado o Quartel da Associação de Bombeiros Voluntários de Freamunde.
  • Para a sua construção salienta-se o nome do Sr. Dr. Jaime Manuel Nogueira de Barros, como Presidente da Direção e grande impulsionador de tão importante feito para a Associação. No entanto, e com o desenvolvimento natural da Associação, viriam, as instalações a tornar-se insuficientes para albergar o número de viaturas e equipamentos existentes para o bom funcionamento e bom desempenho do Corpo Ativo. Assim, e sob a presidência de António Rogério Gomes Pereira, é o quartel ampliado em 1994.
  • Em Outubro de 1985 é definida a área de atuação do Corpo de Bombeiros, dividindo-se o concelho de Paços de Ferreira em duas zonas. A partir de então, passam a fazer parte da área de atuação dos Bombeiros Voluntários de Freamunde, cerca de 36.00 km2 repartidos pelas várias freguesias do Concelho.
    No entanto, e dado o desenvolvimento natural do Concelho, em 24 de Janeiro de 2004 através da reunião dos Comandantes das Corporações dos Bombeiros de Freamunde e Paços de Ferreira, foram novamente revistas as áreas de intervenção e reajustadas ao interesse das populações.
  • Por fim, a data oficial da fundação da Associação foi o dia 12 de Julho de 1930.